Você sabe o que é VPN?

 Você sabe o que é VPN?

Virtual Private Network, ou, Conexão Privada Virtual, é uma conexão à internet que é usada para mascarar sua real localização, ou simular que você esteja em determinado lugar, ou país, permitindo assim, acesso a recursos e coisas que só aquele lugar, ou país tem.

Exemplo 1: Muitos filmes e séries do catálogo da Netflix, não estão disponíveis no Brasil, mas estão disponíveis nos EUA, daí, para que você consiga acessar esse catálogo, uma VPN, que simule que sua conexão está sendo realizada a partir dos EUA, habilitaria todo esse catálogo disponível só lá.

Exemplo 2: Existem muitos recursos de empresas, que só são acessíveis de dentro da rede da própria empresa, fora dela, não é possível acessar. A VPN faz com que seu computador esteja "virtualmente" dentro da rede da empresa, permitindo assim, que você consiga acessar conteúdos que só seriam acessados de dentro da empresa.


Isso é bom?

De fato, é um recurso muito útil, para os usos mencionados acima, entretanto, também podem ser usados para diversas outras atividades, inclusive ilícitos. Assim como qualquer coisa, precisamos utilizar com consciência e responsabilidade.


Tem riscos?

Sim, o uso de VPN pode trazer graves riscos de invasão de privacidade, acesso a dados sigilosos, entre outros.

Quando nos conectamos a Internet, seja qual for, utilizamos um provedor de serviços de internet. Os provedores legalizados, no Brasil, estão sujeito as leis e exigência da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), e são sujeitas ao LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), onde empresas de serviços de telecomunicações ou que armazenam dados de usuários, precisam garantir que estes dados estejam guardados de forma segura, e que caso haja vazamentos, os arquivos estejam criptografados, impedindo assim, o acesso de criminosos a informações sensíveis. Uma ligação telefônica, não pode ser escutada por um operador ou por alguém sem a autorização da justiça, assim como os dados de navegação, sites acessados, também não podem estar acessíveis para os provedores. Essas informações ficam criptografadas nos provedores, e só podem ser acessadas com ordem judicial. Lembrando que essa regra se aplica a provedores de internet legalizados, os provedores ilegais, não tem essa preocupação, daí a importância de ter muito cuidado com o provedor de internet utilizado. Gatonet, vai muito mais além do que um simples serviços clandestino de conexão, gatonet é expor seus dados a sabe-se Deus quem!

A VPN é basicamente um desvio da conexão de seu provedor para um outro local. Em modo simples de dizer, você estará acessando a internet a partir do computador de uma outra pessoa! 

Lembra do exemplo 1, onde mencionamos o acesso ao catálogo Netflix disponível só nos EUA? Para que isso possa acontecer, você precisaria estar fisicamente nos EUA, os sites que acessamos conseguem identificar de onde está vindo a conexão, por isso uma pessoa fisicamente no Brasil, não consegue acessar conteúdos disponíveis só nos EUA (sem o uso de uma VPN), pois os servidores do Netflix, irá identificar que a conexão está partindo do Brasil, e entregará apenas o catálogo disponível no Brasil. Para que sua conexão, mesmo estando fisicamente no Brasil, seja como se estivesse saindo dos EUA, o seu computador, acessa um computador fisicamente nos EUA e por este computador é realizado o acesso, dessa forma, liberando o catálogo da Netflix, pois os servidores identificarão que sua conexão está partindo dos EUA, mesmo você estando fisicamente no Brasil. Até aí, tudo bem, mas e aí? Como é esse computador pelo qual minha conexão está passando? O que poderão ver o que estou acessando? A resposta é: Tudo! Numa VPN, tudo que você acessa, conecta, em muitos casos até digita (incluindo senhas de redes sociais, sites e bancos) estão passando por um computador de um terceiro ao qual você nem sabe quem é, daí o grande risco de usar VPNs, principalmente as "gratuitas". Se tem uma coisa muito importante a se saber sobre a internet, é que nada é de graça, tudo tem um preço, e na internet, informações sobre pessoas é como ouro, pois tudo que você acessa, conteúdo que assiste, pode ser vendido a outras empresas que entregarão anúncios personalizados. 

Alguns vão dizer, mas isso já acontece com as redes sociais como Google e Facebook. De fato sim, e em outro post explicarei melhor sobre isso, mas essas VPNs podem ir além, podem coletar dados digitados, senhas, logins, absolutamente tudo que é feito, pode ser interceptado por alguém, e utilizado para criar danos financeiros e até pessoais.

Imagine alguém interceptando seus dados de login bancário? Ou informações como CPF, fotos de documentos, que podem ser usados para abertura de conta em fintechs (bancos digitais, como NuBank, Inter, Digio e etc)? Percebe o risco imenso que é o uso de VPN, fora que sua privacidade fica completamente exposta.

Aquele site adulto acessado em aba anônima? Pois é, não adianta nada, o responsável pela VPN sabe o site que você, os vídeos que está assistindo, talvez até assista contigo!

VPNs de empresa, normalmente é para monitorar se o funcionário realmente está acessando assuntos relacionados a seu trabalho, pois qualquer coisa acessada, também pode ser vista pelo empregador, portanto, o uso de VPN precisa ser em cautela e utilizar apenas de empresas idôneas no mercado.

Uma outra grande verdade é que, muitos anúncios vendem a VPN como uma forma de camuflar sua real localização, mas, isso não é totalmente verdade, embora sim, dificulte saber onde de fato você está, um perito em cibersegurança, com certeza conseguirá descobrir onde de fato você está, então não adianta usar a VPN para acessar conteúdos, duvidosos, pois a VPN não lhe garantirá a segurança total que vendem, e sim, você poderá ser descoberto, e sim, ser preso, dependendo do que esteja fazendo na rede.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kontakt Library Manager

Descontinuação da Área de Trabalho Remota: o que muda para usuários em Home Office?

Relógio Digital Widget